quarta-feira, 2 de junho de 2010

PASTORAL

VOCÊ É UM SONHADOR?

E dizia um o outro: Vem lá o tal sonhador! Gn 37.19

Este versículo faz parte da história de José, curiosamente chamado de José do Egito. José não era do Egito. Os sonhos de José é que se realizaram no Egito.

José era um menino sonhador. A diferença entre outros meninos sonhadores de 17 anos era a origem dos seus sonhos: Deus!

José era convicto, mas ingênuo, uma característica dos sonhadores. Não percebia que o fato de trazer más notícias de seus irmãos e ser preferido de seu pai o tornava detestável aos olhos dos seus irmãos. Contava seus sonhos aos seus irmãos que, no princípio zombavam, depois passaram a odiar e por fim conspirar e planejar seu desaparecimento.

José estava mais preocupado com os seus sonhos do que com o que as pessoas pensavam deles, aliás, outra característica do sonhador. Seus irmãos se livraram dele. Nunca mais seriam incomodados com os sonhos absurdos de um adolescente presunçoso.

José, impotente quanto ao seu destino, não teve como se proteger dos irmãos, dos mercadores e dos egípcios. Só lhe restou proteger seus sonhos. Os sonhadores são assim. Podem tirar-lhe tudo, mas não lhe tiram seus sonhos. Circunstancias não matam sonhos e José passou de filho mimado sonhador a escravo sonhador.

No Egito, Deus era com José e tudo prosperava em suas mãos. José, entretanto, não se iludia com o sucesso que não estava nos seus sonhos, marca dos verdadeiros sonhadores. Os sonhadores não perdem o foco dos seus sonhos, nem quando a realidade parece ser melhor que eles, os sonhos.

Quando a mulher de Potifar tentou seduzi-lo, foi capaz de resistir, pois isso o desviaria dos seus sonhos. Quem tem um sonho grande dado por Deus, vive por ele, e tudo mais parece pequeno.

Quando a desgraça bateu à porta e, acusado injustamente, foi lançado ao cárcere, seu sonho o acompanhou como sua própria sombra. Um sonhador não consegue livrar-se dos seus sonhos.
Essa é a diferença entre aquele que teve um sonho e o sonhador. O sonhador sofre quando vê que seus sonhos estão cada vez mais difíceis de realizar, mas não consegue abandoná-los. Sonhos de Deus, às vezes, fazem sofrer o sonhador que se vê impotente para realizá-los.

Mas, quando Deus dá os sonhos, Ele mesmo se encarrega de fazer com que se realizem. Alguém descobriu um sonhador no cárcere, que também interpretava sonhos. Primeiro o padeiro e o copeiro e depois o próprio Faraó.

O resto da história nós sabemos. O sonho do menino sonhador se realizou. Deus mexeu no clima, na produção da terra, nas nuvens, na chuva, mas os sonhos que Deus tinha dado ao menino sonhador, Ele fez realizar. E lá estavam seu pai e seus irmãos para contemplarem a concretização do sonho do menino sonhador.

Todos nós temos sonhos, mas nem todos somos sonhadores. Os sonhadores não conseguem abandonar seus sonhos. A diferença entre o desejo e o sonho é que o segundo nunca se vai por mais que as circunstâncias sejam contrárias. Os sonhos que Deus dá, diferentes dos desejos pessoais, às vezes, causam sofrimento, incompreensões e, não poucas vezes, irritação a alguns.

A igreja foi concebida para ser um lugar de restauração e não de hipocrisia. Não é um lugar de competição de aparência de santidade, mas de demonstração da eficácia dela. A igreja são pessoas que no seu dia-a-dia vivem o evangelho de Cristo e se reúnem para serviço, edificação mútua, e louvor a Deus.

A igreja não é uma tribuna de discursos de autojustificação ou de julgamento dos outros, mas é um altar onde vidas são oferecidas a Deus. Não é um lugar de promessas de feitos mirabolantes, mas de realizações simples e discretas.

É com uma igreja assim que eu sonho. Pessoas se acotovelando para trabalhar desde as pequenas e mais anônimas tarefas, com a alegria de quem espera o galardão dos céus não o reconhecimento humano, resultado de uma consagração genuína a Deus. Este sonho tem me feito sofrer um pouco, mas eu não consigo me livrar dele. Deve haver um Egito para onde, circunstâncias, as mais temidas, me levarão e o sonho se realizará.

O Egito, para o povo de Israel, pode ter se tornado símbolo de escravidão, mas para José, o sonhador, foi o lugar onde Deus tornou seus sonhos realidade.
Você tem sonho ou desejo?

Fique na paz

Pastor Sidnei

Nenhum comentário: