quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pastoral dia 02 de novembro

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO

Este é o título de um livro muito lindo, se não me falha a memória, do Érico Veríssimo, aliás, um dos poucos livros que eu li na adolescência. Na minha ingenuidade e quase nenhuma experiência literária, não via conexão do título com o livro. Até que descobri que era uma expressão emprestada do Senhor Jesus.

Essas palavras foram usadas durante um discurso sobre o perigo da cobiça e a avareza. Um homem queria que Jesus convencesse seu irmão a repartir sua herança com ele. Jesus viu um desespero de ambição nas palavras daquele homem e começou a fazer um discurso de alerta.
Fazem parte desta pregação de Jesus outras pérolas como: ”Guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui” (Lc 12.15). A televisão, através de alguns programas ditos evangélicos, não faz outra coisa senão tentar desmentir Jesus e muitos dos nossos já foram contaminados com a inquietação, não aceitação, ou ainda, revolta contra não ter os melhores bens. Não vão descansar enquanto não tiver o que determinaram, não importa quantas almas precisem ir para o inferno por causa desta corrida maluca.

“Olhai os lírios do campo” está no verso 27 junto com outras expressões como: “não andeis ansiosos pela vossa vida quanto ao que haveis de comer ou vestir porque a vida é mais que o alimento e o corpo mais que o vestido” (22,23). Quando Jesus nos manda olhar os lírios do campo, Ele quer mostrar nosso valor natural para Deus, nossa incapacidade de fazer algo além da obra de Deus na nossa vida e nossa excessiva preocupação conosco mesmo. Preocupação que não nos fará andar nem um côvado (dois palmos) além do que está previsto na nossa caminhada de vida.

Olhar os lírios do campo significa preocupar-se com o que realmente é importante, o que tem valor eterno, que pode nos dar riquezas no céu. Que buscar o reino de Deus é mais inteligente do que passar a vida buscando bens e reconhecimento.

Olhar os lírios do campo vai nos revelar o que tem sido importante realmente para nós. Vai nos fazer refletir sobre quanto do nosso tempo, pensamos nas coisas de Deus.

Faça um teste: Quanto tempo você da sua mente se ocupa, involuntariamente, das coisas ligadas à igreja? Para ser mais específico: Você já se surpreendeu pensando em como encher os bancos da igreja de pessoas salvas por Jesus? Já se sentiu responsável por isso? Lá pelas 18h30 já veio à sua mente, que pessoas estão dando aulas de reforço escolar para não crentes, e que precisam de oração e ajuda? Às quintas à noite, assistindo TV, já teve um ataque de culpa por não estar na entrega de marmitex evangelizando os marginalizados? Já se sentiu incomodado a visitar, exortar ou animar um membro, irmão seu da igreja, que está fraco na fé e ausente? Sábado à tarde, quando você passou em frente à igreja e viu três ou quatro pessoas tentando salvar algumas crianças de uma rota certa de perdição e sentiu, pelo menos, vontade de oferecer ajuda? Você já, pelo menos pensou, em como trazer as pessoas faltantes à EBD e aos cultos? Você já chorou por ver que tão perto da igreja haja pessoas drogadas, bêbadas ou indiferentes por estarem presas por Satanás? Quando o coral parou de cantar, o que você sentiu?

Precisamos olhar os lírios do campo para ver o que realmente tem nos preocupado, porque no mesmo discurso Jesus diz: “Onde está o teu tesouro, ali está o teu coração”.

Eu te convido a Olhar os Lírios do Campo. Se não souber onde, em Ribeirão Pires tem muito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pr.SIDNEI, O TEXTO É LINDO, MAS NÃO É ESTRANHO NÃO HAVER COMENTÁRIOS, É Q LER ESSA PASTORAL MEXE COM TODOS OS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO. SÓ ESSE FATO JÁ É UMA EXPLICAÇÃO, OUTRA É Q ESTAMOS EM EPOCA DE PRENCHER PRÉVIAS E QUANDO RECEBEMOS A MAIORIA DAS PRÉVIAS EM BRANCO OU COMO ALGUNS FAZEM: COLOCAM SOMENTE SEU NOME E DATA E DEVOLVEM SOMENTE PARA ATENDER ALGUMA SOLICITAÇÃO É MELHOR LER E FICAR QUIETINHO, NUM CANTINHO E QUEM SABE IRÃO ESQUECER DO MEMBRO QUE TEM COISAS MAIS IMPORTANTES DO QUE ENTENDER UMA PASTORAL SOBRE LIRIOS DO CAMPO, PENSAR NAS COISAS DE DEUS PASTOR TOMA UM TEMPO MUIITOOO GRANDE DA VIDA DO CRENTE, E INFELIZMENTE O POVO DE DEUS NÃO QUER LER UMA LINDA PASTORAL COMO ESSA E COMENTAR PQ QUEM LER PODE MUDAR E QUEM QUER MUDAR?????
IRMÃO HAROLDO

Pastor Sidnei Azevedo disse...

Fico feliz que o meu texto tenha provocado essa reflexão. Que Deus o abençoe