quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PAUSA PARA MEDITAÇÃO

NÃO AMEMOS DE PALAVRAS

Meus filhinhos, não amemos de palavras nem de língua, mas por obra e em verdade (1 Jo 3.18)

Pelo fato dos seres humanos nem sempre falarem o que corresponde à realidade, precisamos ou queremos provas do que foi dito antes de tomarmos decisões. Assim é com os namorados que precisam de provas que escolheram bem e que são realmente amados, antes do casamento, também o é para condenar um suspeito. Uma pessoa pode dizer o que lhe convém para aliviar uma situação aflitiva, caso recente dos rapazes que, sob tortura, confessaram ter matado a jovem em Guarulhos. Ficaram presos até que se encontrou o verdadeiro culpado.

“Falar é fácil” diz o ditado popular. Se pensarmos que essa desconfiança sobre a validade das palavras do ser humano reside no fato dele ser instável, ser infiel, agir ou falar conforme sua conveniência faz muito sentido. Apenas Deus não muda, permanece fiel e cuja palavra não se altera desde a fundação do mundo. Mesmo esse Deus, que não precisa provar nada, basta sua afirmação, dá provas daquilo que fala. “Mas Deus prova o Seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8)

O problema da comprovação do amor de Deus não está em Nele, mas nas características do amor que Ele nos mostra e nos pede. Amor é o que você faz, não o que você diz ou diz sentir. Amor que Deus espera de nós é muito mais do que um sentimento nobre.

João, conhecido como o apóstolo do amor coloca o amor acima da categoria de sentimento nobre:

1. É evidência que passamos da morte para a vida. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos (Jo 3.14)
2. É evidência que experimentamos o amor sacrifical de Cristo. Nisto conhecemos o amor, que Cristo deu sua vida por nós e devemos dar a vida pelos irmãos (1 Jo 3.16)
3. É evidência da presença do amor de Deus em nós pela generosidade. Quem tiver bens no mundo e, vendo seu irmão necessitado, fechar-lhe o coração, como estará nele o amor de Deus? (1 Jo 3.17)

Jesus disse certa vez que a forma de mostrar que O ama é ter e guardar os seus mandamentos. Palavras são palavras, amor é demonstração. Se Deus que tem palavras eternas provou que amava, porque deveríamos achar que Deus vai se impressionar apenas com declarações de amor sem demonstração.

Amar a Deus é servi-lo, viver e morrer por ele. É amar sua obra e sonhar seus sonhos. Dedicar-se por inteiro: em pureza, santidade e serviço. É amar o que Ele ama e odiar o que Ele odeia.
Filhinhos, não amemos de palavra.

Fiquem na Paz
Pr. Sidnei

Nenhum comentário: