terça-feira, 6 de outubro de 2009

COISAS DO COTIDIANO

IOGURTE OU FERMENTO?

Você sabe fazer bolo? Cada um tem uma receita especial e acaba por ficar conhecido pelo sabor do seu bolo. Se eu mencionar alguns tipos de bolo, você logo saberá quem é a especialista. Se eu falar em bolo de coco, quem te vem à mente? Ou bolo de fubá com erva doce? Ou ainda bolo de iogurte? Bolo de chocolate trufado? E bolo de chocolate com rum?

Fazer bolo é uma arte. O bolo torna qualquer bebida mais nobre: do café à champanhe. Uma festa de casamento não terá graça se não houver o bolo da noiva. Nenhuma criança se contenta com festa de aniversário, se não cantar parabéns em volta do bolo. O bolo é a celebridade da festa. É o bolo que determina que horas vamos embora de uma festa – após cortar o bolo. Se já comemos bastante e não cabe o bolo, não temos vergonha de levar para casa. Eu, sempre que a Sandra não está na festa, peço um pedaço de bolo para ela, para poder comer mais um pedaço em casa. Bolo é maravilhoso.

Quando você vê um bolo, em que você pensa? No bolo, você me responderá. E está certo. Ninguém come um bolo pensando no fermento, na farinha, nos ovos, no óleo ou outro ingrediente qualquer. Pensamos e saboreamos o bolo.

Assim é a vida cristã em comunidade é como um bolo. Um bolo onde cada pessoa é um ingrediente. Alguns têm um sabor até suportável isoladamente. Caso do leite, do iogurte, do açúcar. Outros, no entanto, nem se cogita em saboreá-los individualmente. Nunca soube de ninguém, em sã consciência, que gostasse de comer fermento cru, ou farinha de trigo, ou fubá. Há alguns malucos que bebem ovos crus, mas prefiro não comentar, pois me embrulha o estômago.

A vida Cristã é assim também. Somos ingredientes de um bolo chamado igreja. Isoladamente não somos todos saborosos. Alguns são como iogurte, apreciado separadamente. Outros, contudo, são como fermento. Se não for usado em conjunto com outros ingredientes nunca sairá da despensa. Nunca será alimento, nunca será sobremesa, muito menos o prato principal. Sozinho ele não é ninguém. Ninguém o percebe no armário, ninguém o coloca na mesa do café; nem o usa para enfeite. Um fermento nunca chegará ao status de iogurte.

Mas há uma verdade inquestionável acerca desses dois ingredientes: O iogurte torna um bolo mais saboroso, mas é o fermento que torna uma massa, bolo. Não há bolo sem fermento.

Talvez você, como eu, já tenha se sentido fermento. Não é oferecido às visitas, não é convidado para a mesa de refeição, fica no fundo do armário e só se sente a sua falta quando vai fazer bolo. Anime-se, o bolo só será bolo se você estiver presente.

Deus nos vê assim. Nem todos são admirados pelas pessoas, nem todos estão em evidência. Nem todos são, isoladamente, populares. Alguns, até, causam certa repulsa pelas suas características, mas, se fazem parte da receita do bolo, farão a diferença quando se juntarem a outros.

O bolo é algo saboroso, ainda que seus ingredientes, separadamente não o sejam. Isso não importa, porque fomos chamados para servir na igreja e torná-la o melhor bolo do mundo. A igreja foi colocada por Deus neste lugar para ser o bolo que todos apreciem, mesmo que nem todos os ingredientes, fora do bolo, sejam assim tão saborosos.

Iogurte ou fermento, eu quero é estar no bolo. Posso não ser estrela, mas sou necessário.

Bem vindo ao bolo

Nenhum comentário: