sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

PASTORAL 28 DE DEZEMBRO

O CADERNO NOVO

“... mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, afim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3.13, 14).

Quando adolescente, sempre tive problemas com constância de caligrafia e organização das matérias. Eu via meus colegas escrevendo tudo que o professor colocava na lousa, os títulos em cor vermelha, separação por traço, palavras grifadas e eu não conseguia ter um caderno bonito. O que me consolava eram as minhas notas que não eram tão más. Descobri mais tarde que meu melhor canal de comunicação era a audição, por isso eu me prendia tanto ao que a professora falava e não conseguia ter um caderno visualmente bonito.

Minha grande satisfação era quando o caderno feio acabava e eu tinha que começar um caderno novo. Aquela imagem horrível era esquecida e eu tinha chance de começar de novo na esperança de fazer melhor. O caderno novo me enchia de esperança. Quem o olhasse nos primeiros meses de uso não fazia idéia do que fora o semestre anterior.

Esta é a proposta de Paulo aos Filipenses. Não permitir que os fantasmas do passado pecaminoso impeçam o avançar para o alvo. Paulo nunca esqueceu o que ele foi: nem o religioso fiel, nem o perseguidor implacável da igreja. Ele os menciona com freqüência, todavia o faz como um fato perdoado e liquidado.
Como meu caderno velho. Eu sabia que ele existia, tinha muita coisa escrita nele, mas era passado. Eu não precisava ficar preso aos garranchos. Poderia começar de novo e melhor.

O ano de 2008 é como um caderno onde registramos nossos atos. Ele só tem mais algumas páginas e logo precisará ser trocado. Talvez seja sua chance de começar um caderno novo mais bonito. Deve existir coisas neste caderno das quais você se envergonha e não vê a hora de fechar e escondê-lo. Só que, para isso, é preciso resolver algumas questões. Antes de fechá-lo, veja se não há algo que você precise confessar e abandonar, porque caso não o faça, duas conseqüências serão sintomáticas: Este caderno um dia será aberto na presença de Jesus e as práticas não confessadas, ainda estarão ali depondo contra você e as não abandonadas, serão reeditadas no novo caderno.

Dê uma folheada no seu caderno velho e veja o que precisa ser abandonado. O que causou vergonha ou tristeza para você, alguém que o ama e, principalmente, a Deus. Paulo baseou sua meta de vida nas promessas de Deus: “Sou eu quem apaga tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”.
Comece um caderno novo, limpo e lindo em 2009. Não há do que se envergonhar se Deus já o perdoou. Estaremos todos começando um caderno novinho em folha. Depende de cada um de nós como este caderno estará em dezembro de 2009.
Feliz Ano Novo!
Pr. Sidnei

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor, aguardo novas pastorais, novos textos e novas histórias...como essa do Caderno Novo que me levou: primeiro aos meus tempos de escola e depois entender que Deus quer nossa vida limpa e organizada...mas acima de tudo é mais uma leitura que(com sua permissão)vou usar para evangelizar, obrigado
Até o proximo Culto(Se Deus quizer)

Haroldo