quinta-feira, 2 de abril de 2009

PASTORAL - DIA DE MISSÕES MUNDIAIS

Então.....USA-ME SENHOR

Você contou quantas vezes você repetiu essa frase este mês?

Cantamos à exaustão, lemos a divisa, recitamos o tema, acompanhamos as crianças nas suas apresentações antes de saírem para seu culto especial, nas salas da EBD, e outras oportunidades que não me lembro. Ao final da campanha, o quanto dessas repetições expressou um real desejo de cada crente ser usado? Ou qual o percentual de afirmações será transformado em ações concretas?

Eu não sou especialista em publicidade, mas parece que a exposição maciça e repetitiva de um mesmo fato, especialmente um crime ou tragédia, vai perdendo seu impacto sobre nossas emoções. Crimes bárbaros, cenas chocantes, notícias bombásticas, se forem repetidas muitas vezes na televisão, vão se banalizando e já não nos chocamos mais. Parece que foi o que aconteceu com a expressão: “Podemos ir, orar ou contribuir” na obra missionária. A frase, em si , já não causa nenhum efeito nas pessoas. Infelizmente, “eis aqui, envia-me a mim” passa despecerbido na letra da do hino oficial (embora seja a parte mais linda do hino de missões deste ano).

Que esperança de reação, então, uma vez que as frases, já gastas pelo uso constante, não provocam mais reações emocionais, e as pessoas as repetem como qualquer outra parte de um cântico? A nossa esperança reside no fato que é Palavra de Deus e desejo de Deus. E a Palavra é viva e eficaz, é penetrante até a divisão da alma e do espírito, é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração. Nossa esperança descansa no fato que é o Espírito Santo quem nos guia a toda a verdade e interpretação dessa Palavra Viva.

Portanto, ainda resta uma esperança. Não na força publicitária da campanha, mas na ação do Espírito em cada coração. É Ele que vai nos chocar e emocionar quando cantarmos “Eis-me aqui, envia-me a mim”. É Ele que vai nos confrontar e nos fazer entender qual a Sua vontade: ir, orar ou contribuir?. É Ele que vai trazer peso às palavras e nos fazer refletir quando lermos a divisa ou recitar o tema.

Neste ano, deixe o Espírito falar ao seu coração. Não repita palavras, retenha a Palavra. Não apenas cante, se encante com a obra missionária. Quem sabe, nesta campanha, teremos alguém não só cantando, mas dizendo para Deus de fato: Eis-me aqui, envia-me a mim, e uma grande obra missionária começará em nossa igreja.
Deus está agindo, mas nós ainda estamos trabalhando de forma desordenada por falta de líderes para missões desde locais até mundiais.
Quem sabe não seja para você esta pastoral, e após lê-la diga:

“Então...usa-me, Senhor!

Fique na paz
Pr. Sidnei

Nenhum comentário: