terça-feira, 17 de março de 2009

Pastoral DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Alguém, certamente um homem, poderá perguntar: Por que um dia da mulher e não do homem? Como toda pergunta merece uma resposta eu arrisco a minha: Para ser lembrada como mulher.
As mulheres, para os homens, são crianças, adolescentes, namoradas, depois, esposas e, com o passar dos tempos, após muitas dificuldades juntos, ela é elevada à categoria de companheira.
As mulheres, por serem mais sensíveis, não precisam ser lembradas de como é a estrutura psicológica do homem. Ela sabe que precisa apoiá-lo nos seus momentos de desemprego, de fracasso, após um negócio frustrado, etc. Ela sabe o que lhe faz sentir-se prestigiado, honrado, mesmo quando todos o têm por derrotado. Essa sensibilidade é algo que Deus colocou na essência da mulher. É como amar o marido. É inerente a ela e a bíblia não precisa lembrá-la disso, lembra apenas ao homem.
As mulheres precisam de um dia especial, para que os homens se lembrem que adolescentes, namoradas, esposas, viúvas, solteiras, descasadas, companheiras são, antes de qualquer papel social, mulheres.
O apóstolo Pedro entendeu bem essa negligência por parte dos homens quando escreve: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade...” Por frágil, deve-se se entender que a mulher, em qualquer idade ou papel social, é mais sensível que o homem. Não equivale a fraqueza, porque ele é capaz, pelos filhos e pelo marido, de ações que o homem jamais suportaria.
Elas precisam de um dia especial para que lembremos que negar-lhe um elogio, desprezar seu ponto de vista, criticar seus choros, ignorar suas emoções ou envergonhá-la tem o mesmo efeito que tirar, publicamente, a autoridade do homem.
Elas precisam de um dia especial para que lembremos que a Bíblia fala que as mulheres devem ser submissas aos maridos e não que os maridos devem submeter sua mulher a suas vontades. É uma iniciativa da mulher significando que mesmo tendo expressado sua opinião, apoiá-lo nas dele. Dar segurança a ele, porque o homem tem essa carência de liderança, assim como a mulher tem carência de demonstração de amor, não somente afirmações intelectuais do tipo “você sabe que eu te amo então não me enche”.
É justíssimo tem um Dia Internacional da Mulher. Nem tanto pelas mulheres, mas pelos homens.
Nós precisamos refletir, pelo menos uma vez por ano, sobre a feminilidade e sobre os estragos emocionais que temos causado pelo desconhecimento de conceitos bíblicos tão elementares.
PARABÉNS MULHERES! VOCÊS FORAM CRIADAS PARA TORNAR NOSSA VIDA MELHOR.

Pastor Sidnei

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor, vc descreveu exatamente o que nós mulheres sentimos.
Obrigada por tornar público nossos sentimentos, utilizando palavras tão bonitas.
Fica na paz!
Renata