terça-feira, 22 de abril de 2008

Pastoral 20 de Abril

Quanta Honra!

Você já percebeu que algumas honrarias tão desejadas vêm acompanhadas de deveres.
Na França antiga havia os mosqueteiros. Os jovens passavam toda sua vida sonhando ser um mosqueteiro do rei. Alguns eram preparados desde a infância e passavam a vida buscando esse objetivo: ser a guarda pessoal do rei. Isso significava morrer pelo rei. Assim é o serviço secreto presidencial americano: o juramento de se colocar na frente do tiro para proteger o presidente.
A posição que nos foi conquistada é bem maior do que a guarda pessoal do rei da França ou do serviço secreto presidencial americano. Somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, propriedade exclusiva do Senhor. Certamente este privilégio e posição não se igualam a nada. Mas como todo elevado privilégio, vem acompanhado de expectativas que são inerentes ao cargo. Tanto o mosqueteiro quanto o agente americano sabe que espera-se dele que, se necessário, dê a sua vida para que o rei ou presidente viva. Ele aceita o privilégio se quiser.
Por que nós aceitamos somente o privilégio e não lemos a segunda parte do contrato. Há uma expectativa decorrente desta posição: a fim de proclamarmos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.
Parece que não temos nenhum constrangimento de desfrutar dos privilégios esquecendo-nos que esses foram dados com uma expectativa. Se aceitarmos um, temos que aceitar o outro.
Como você tem proclamado as virtudes de Deus? ou ainda, você tem proclamado?
Não te soa como alguém que recebeu o dinheiro adiantado para fazer uma obra e não fez?
Sei lá... é bom refletirmos melhor sobre as coisas que condenamos para os homens, mas fazemos para Deus.
De qualquer forma, está aí um alerta. Não seria um dos pontos de santificação para vermos maravilhas?
Fiquem na paz

2 comentários:

Anônimo disse...

pai... acho que falta um ponto de interrogação no primeiro questionamento do texto...
confira

thiago

Gilmar José Christo Krause disse...

Parabéns Pr. Sidnei por essa pastoral, descobri agora o seu blog e fiquei muito feliz em ver a qualidade do pensamento Batista pelo Brasil afora. Deus continue abençoando seu ministério.
Graça e paz.
Pr. Gilmar Krause